quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Visita à Agência Abreu













O sistema global de reservas Galileu é um programa de treino para as escolas de turismo, é o único software de ensino no mundo, para a gestão interna de uma unidade ou cadeia hoteleira.
Através desta visita, tivemos conhecimento deste programa na Agência Abreu, com esta ferramenta os profissionais de turismo podem reservar viagens, hotéis, pacotes turísticos em qualquer parte do mundo. Este programa é praticamente usado em todas as áreas do turismo. Ensinaram-nos a verificar se a reserva está correcta, quando não está correcta, a funcionária mostrou-nos como se processa a alteração ou o cancelamento da mesma, o sistema Galileu funciona através de códigos. Com esta visita, adequrimos mais alguns conhecimentos sobre as suas funcionalidades.


Emília e Fernanda

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Visita a Linhares da Beira

Em Linhares da Beira visitámos alguns dos seus monumentos culturais e arquitectónicos.
Começamos com uma introdução à vila, de uma lenda contada pelo nosso formador João Morgado. De seguida dirigimo-nos ao pelourinho e tribunal romano, seguidamente visitamos a judiaria entre ruas estreitas em calçada portuguesa, casas rústicas onde ainda são visíveis vestígios da época judaica.



Visitámos uma pequena loja de artesanato local, aproveitamos para comprar algumas lembranças, após termos feito estas compras dirigimo-nos ao castelo.


Depois de uma visita guiada ao castelo medieval feita pelo nosso formador, onde numa das torres nos esperava uma bela surpresa: uma sala onde pudemos praticar parapente virtual.


Terminamos com uma visita á pousada “Taberna do Alcaide”, onde podemos constactar uma boa adaptação de um solar do sec.XIX para um hotel moderno com todo o conforto.

Adelaide Rito
Elisabete Ferreira
Elisabete Venâncio

Magusto dos Formandos

A Lenda de São Martinho
O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.



O nosso magusto realizou-se no dia 9 de Novembro, todos em conjunto começamos por ir apanhar caruma para podermos acender a fogueira e assim assarmos as castanhas.




Depois de bem assadinhas em conjunto com uma boa jeropiga começa-mos a nossa festa e onde também nos "enfarruscamos", uns aos outros como um acto de brincadeira, foi umas horas bem divertidas.

Como é bom comer
Castanhas assadas
E no magusto ver
As meninas coradas.

Com o frio a chegar
A natureza está-se a transformar
Os ouriços a abrir
Para as castanhas apanharem.


Lina Ferreira e Marta Grilo

Armas e Segurança Uma prespectiva Transversal



Local: Auditório da Câmara Municipal da Guarda
Os formandos do curso de informação e animação turística fomos assistir a este seminário, onde foi abordado o tema da nova lei das armas, que saiu recentemente em Março de 2009.
Neste mesmo, também foi assinalado a data da existência da segurança pública da cidade da Guarda. Teve como principal objectivo esclarecer os contextos da PSP do nosso distrito, e a sua importância em alertar os cidadãos. Quando o seminário terminou houve algumas dúvidas por parte dos participantes, estas dúvidas foram esclarecidas por um intendente do distrito da Guarda. Depois, na sala foi elaborado um trabalho de grupo a cerca deste tema.




Fátima e Carla

Visita ao Posto de Turismo Da Cidade da Guarda

No dia 18 de Agosto de 2009 fizemos uma visita ao posto de turismo da cidade da Guarda para obtermos informação sobre o sector do turismo.




Tentamos averiguar o motivo pelo qual os turistas vêm à nossa cidade e de que maneiras essas visitas eram feitas. O Turista que procura este serviço tem, ainda, ao seu dispor um computador com ligação à Internet, podendo, também, consultar diversas publicações relacionadas com a temática do Turismo.



Um ponto a realçar é as novas tecnologias que são usadas no posto de turismo, temos ao nosso dispor os áudio – guias que vão orientar os turistas na cidade. Os áudio – guias têm como publico alvo os turistas, mas também residentes e investigadores.


Rute e Ana Bela

Monitores de Actividades Desportivas


Estas acções consistiam em diferentes tipos de actividades / desportos.
Começámos pela Base, onde se encontravam o mediador, a Edite e a Arlinda, com a função de dar apoio aos monitores e às equipas.

O grupo de monitores formado pelo Paulo, Sandrina e Emília, tinham a actividade dos “Insufláveis”, que consistia no seguinte: os participantes tinham que em cima dos insufláveis rolar pelo espaço que lhes era dado no menor tempo possível.

O grupo de monitores da Lucília, Deolinda e Alexandra tinham a actividade das “Minas”, que consistia numa corda em que se desenhavam quadrados. Ao participante eram tapados os olhos e ele tinha que tentar entrar nos quadrados sem os pisar, caso os pisasse recomeçava o jogo (actividade).

O grupo de monitores constituído pela Sónia, Amandeep e Adelaide tinham a actividade de “Pular a Cerca”. Actividade em que todos os elementos tinham de ultrapassar a corda, sem largar as mãos uns dos outros e no menos tempo possível.


O grupo de monitores da Marta, da Lina, e da Ana Bela tinham a actividade de “Escalada”, que consistia em subir uma parede no menor tempo possível.





O grupo de monitores formado pela Rute, Elizabete e Beta tinham a actividade do “Tiro ao Alvo”, sendo responsáveis pela pontuação dos participantes.


O grupo de monitores da Fernanda, da Fátima e da Carla tinham a actividade do “Salto”, em que o vencedor era a equipa que saltasse mais.


Edite e Sónia